CONTATO

ENDEREÇO
Departamento de Medicina e Enfermagem
Av. Peter Henry Rolfs, s/n
Campus Universitário – Viçosa, MG
CEP: 36570-900

 

TELEFONE E E-MAIL
Recepção:

Departamento

+55 (31) 3899-3906

Secretarias:

Departamento

+55 (31) 3899-4083

dem@ufv.br

Coordenação – Medicina

+55 (31) 3899-3916

medicina@ufv.br

Coordenação – Enfermagem
+55 (31) 3899-3738

enfermagem@ufv.br

Residência Médica

+55 (31) 3899-3916

residenciaufv@gmail.com

Mestrado

+55 (31) 3899-3981

mestradocs.dem@gmail.com

Almoxarifado:

+55 (31) 3899-3931

 

 

Informativo

Realizado o evento “Medicina em debate: como anda seu curso ?”

Na data de 30 de agosto de 2017  foi realizado no auditório do prédio de engenharia florestal o evento “Medicina em debate: como anda seu curso ?”, o qual contou com a presença de aproximadamente 150 participantes reunidos entre alunos, professores, preceptores e convidados.

Pela manhã foram debatidos temas relativos à “Questão curricular em nível nacional e locoregional da graduação em medicina” e à “Saúde mental do estudante de medicina”.

O debate referente à questão curricular em nível nacional e locoregional foi conduzido pelos convidados externos Profª. Rosana Alves ( Escola de Medicina Santa Casa de Misericórdia – EMESCAN ), Profª. Rosa Gouveia ( Universidade Federal de São João Del Rey – UFSJ ) e  Vinícius Reis ( Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina – DENEM ). Os quais trouxeram contribuições significativas quanto às melhorias que podem vir a ser realizadas no curso de medicina. A argumentação referente ao segundo tema, saúde mental do estudante de medicina, foi conduzida pelo convidado Profº. Alex Fabrício, docente em psiquiatria no Departamento de Medicina e Enfermagem-DEM/UFV.

O turno da tarde foi preenchido pelo debate relativo à atual realidade da inserção teórica e prática das grandes áreas de conhecimento médico no currículo da Universidade Federal de Viçosa. As falas foram conduzidas pelos membros convidados do corpo docente do DEM, Profª. Flávia Diniz, Profª. Elaine Travaglia, Profª. Brunnella Alcântara, Profª. Débora Carvalho, Profª. Cristiane Junqueira e Profº. Alex Fabrício.

O evento gerou conversas produtivas entre os participantes e indicou a necessidade de aprofundamento em discussões relacionadas as seguintes questões: capacitação de docentes e preceptores, reavaliação da distribuição da carga horária do curso, análise da metodologia de ensino-aprendizagem, formas de avaliação e melhor utilização pelo corpo docente das tecnologias de informatização.

Sendo assim, a comissão organizadora agradece a participação de todos e confia que este seja o ponto inicial de um diálogo sensato e construtivo que vise a melhoria contínua do curso de medicina da UFV.

Medicina Debate (1)

 

 

 

 


Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress